quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Quem é você, Alasca? - John Green

Olááá amores e amoras, tudo bem com vocês?! Comigo tudo ótimo.

Como comentei no videozinho no instragram (@blogtemdetd) e na página no facebook (Tem de Tudo - por Amanda), hoje a resenha é sobre o livro "Quem é você, Alasca?" - John Green. Simbora?

Bom, eu comprei o livro em Julho, na 2ª quinzena, se não me engano, junto com "Uma Carta de Amor" do Nicholas Sparks. Demorei um pouquinho para ler, em comparação aos outros que já li esse ano. Como estava de férias, acabei saindo e acabei demorando um pouco para finalizar.

Foto: Blog Tem de Tudo
O livro gira em torno de Miles Halter, que ganha o apelido de Bujão. Miles adora as últimas palavras que grandes pessoas falaram antes de morrer: é só falar um nome, que ele diz o que a pessoa disse. Vivia com seus pais, na Flórida. Um pouco entendiado com a sua vida, vai em busca do seu "Grande Talvez", inspirado nas últimas palavras do poeta François Rabelais. Com isso, vai para a Escola Culver Creek, um internato no Alabama, onde é o 9º da sua família a ingressas na escola. Lá, ele conhece Coronel, ou Chip, seu companheiro de quarto. Este o apresenta para Alasca, por quem Miles fica encantado e fascinado. Cria um amor platônico por ela, bem como todos os meninos da escola. Cria amizade também com Takumi e Lara (a qual tem um relacionamento, que, ao meu ver, podeira ser considerada como ficante rsrs). Na primeira parte do livro, a turma tem grandes causos, coisas de adoslescentes, que confesso que achei até que bem divertidinhas rs. Já na 2ª parte do livro, Miles, Chip, Takumi e Lara se encontram em um momento difícil, onde precisam superar acontecimentos que mexem com eles. O que aconteceu com a turma? Como essas amizades surgem, como lidam com suas diferenças de personalidades, gostos, descobertas, desejos, novas vivências?

Alasca é uma garota que em um minuto está bem, se divertindo, e no minuto seguinte pode se sentir culpada, ficar pensativa. Culpa-se pela morte da mãe. É apaixonada pelo namorado. Não tem muito contato com a família. É atraente. Tem ideias mirabolantes, principalmente para pregar as peças nos Guerreiros de Segunda a Sexta. Uma garota que instiga a querer descobrir "Quem é você, Alasca?".

Comprei o livro da Edição Comemorativa de 10 anos. No livro podemos encontrar um conteúdo extra, que tem:
- apresentação de John Green;
- cenas cortadas do manuscrito original, com informações que acrescentam a leitura, como foi o processo de escrita do autor, outras formas de como os personagens se conheceram;
- como John Green se baseou para fazer o "ANTES" e "DEPOIS" do livro;
- detalhes do processo de edição do romance;
- respostas de John Green às perguntas dos fãs. As perguntas foram retiradas do Facebook, Tumblr e Twitter.

Achei bem bacana. As cenas permitem a conhecer um pouco de como foi o processo de escrita do autor, entender como ele escolheu as datas e conhecer melhor os personagens, cenas e o que o autor acha do livro com as perguntas feitas. Segue o resumo que consta no livro, para dar mais vontade para ler o livro.

"Miles Halter tem fascinação pelas últimas palavras que grandes pessoas disseram antes de morrer. Vive de devorar biografias. Mas está cansado de ter só isso para livrá-lo do tédio qie é a vida com os pais, na Flórida. Em busca do que o poeta François Rabelais chamou em suas últimas palavras de um "Grande Talvez", Miles sai de casa para ingressar na Escola Culver Creek, um internato no Alabama. Muitas coisas o esperam lá; entre elas, Alasca Young. Inteligente, engraçada, louca e increvelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez.

Foto: Blog Tem de Tudo

Cheguei a ler 3 livros de John Green: A Culpa é das Estrelas; Cidades de Papel; e agora "Quem é você, Alasca?". Desses que eu li, minha classificação (do que mais gostei para o que menos gostei - me identifiquei) é: A Culpa é das Estrela, Quem é você, Alasca? e Cidades de Papel. Acho que os dois primeiros podem ficar juntos em primeiro ligar. Cidades de Papel confesso que não gostei muito do final.

Bom, é isso gente. Espero que tenham gostado. Se você já leu, gostou, não gostou, já leu algum outro livro do John Green, deixe seu comentário. E não esqueçam de curtir e seguir o Blog nas redes sociais:

Instagram: @blogtemdetd
E-mail: temdetudoblog@yahoo.com.br

Um super beijo.. Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Esse livro parece ser interessante, acredita que ainda não li nenhum livro do John Green?

    Bjos <3
    www.pamelaishioka.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem bacana. Dos 3 que eu li, o "A culpa é das estrelas" fica na frente. Depois "Quem é você, Alasca?" e, por último, "Cidades de papel". Vale a pena lê-los!

      Excluir