quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O amor nos tempos do ouro [Resenha]

Oláá amores e amoras, tudo bem?

Desculpem a sumida. Estava corrida com as coisas do trabalho, mas cá estou e trago a resenha de um livro que acabei de ler no feriado: O AMOR NOS TEMPOS DO OURO da Marina Carvalho.

Ganhei esse livro em um sorteio do @estantismo! Quando chegou, logo adorei a capa.

Foto: internet
Comecei a lê-lo e fui me apaixonando pelo livro. A história ocorre no Brasil, em torno do ano de 1734 e tem como personagens principais Fernão, Cécile e Euclides de Andrade.

Cécile perde sua família (pais e 2 irmãos - a mãe é portuguesa, o pai francês, os quais lhe deram uma educação mais diferente do que as demais meninas da época, pois, para o pai, acima de tudo, acredita que para encontrar um marido, seria importante que o amor prevalecesse, e não somente o dinheiro e boas relações, que, na época, eram visados) e tem como única amiga e parceira sua dama de companhia. Como único parente vivo, ela vem da Europa para o Brasil colônia e fica com seu tio Euzébio - irmão da sua mãe - o qual não aprova como foi educada, pois considera que os pais lhe deram muito "voz". Este, por sua vez, lhe arranja um marido: Euclides - tem bens, mora em Minas Gerais, é rico, viúvo e acredita que, por se casar com uma moça jovem como Cécile, poderá ter mais filhos. Além disso, seu tio visa conseguir ter acesso ao dinheiro de sua sobrinha quando ela se casasse com Euclides. Contudo, não deixa sua dama de companhia acompanhá-la na viagem e nomeia outra moça para ficar de acompanhante de sua sobrinha.

Para acompanhar a viagem de Cécile do Rio de Janeiro para Minas Gerais, e garantir que ela chegue sã e salva, Fernão e seus homens, acompanham Cécile durante todo o trajeto. Fernão fica responsável para que tudo dê certo durante o percurso. Cécile, a princípio, cria certa barreira com Fernão. Afinal, quem é que ficaria feliz com o rapaz que lhe levará ao encontro do seu noivo, o qual você nunca o viu, mas sabe que é autoritário e todos falam que ele não é uma boa pessoa? Eu ficaria com um pé atrás também rsrs.


Durante o trajeto, Fernão salva Cécile de um dos homens que estão com eles, pois este quase abusa da moça e (quase) lhe tira a honra. Fernão o mata. Cécile fica grata por Fernão salvá-la e começa a notar que um sentimento diferente começa a surgir. Quase chegando nas terras de Euclides, Cécile pede para Fernão que não lhe leve até seu noivo, salvando-a de seu tão temido casamento e futuro. Porém, nada comove Fernão, pois também precisa receber o que lhe foi prometido de pagamento.

Cécile chega nas terras de Euclides e este já mostra seu autoritarismo: não aceita que a noiva fale quando não for solicitada, só poderá andar fora da casa com companhia, entre outras coisas que eram da época. Ela, por sua vez, em um momento que nota que um dos escravos está sendo maltratado  por um feitor, toma partido do escravo, deixando todos espantados. Seu noivo, ao saber, não gosta e, como punição, deixa-a somente com pão e água. Fernão ao saber do ocorrido, nota que poderia ter salvo Cécile quando ela lhe pediu para não ser entregue ao noivo. Junto de alguns escravos, Fernão elaborou um plano para que fugissem e levassem Cécile junto.

Ao contar para a moça, Cécile aceita. Tudo ocorre como planejado. E eles vão para um quilombo, encontrar com outros ex-escravos. Ao chegarem lá, Fernão conversa com o chefe do quilombo e chegam a conclusão que para que Euclides e Euzébio não coloquem as mãos na fortuna de Cécile e que tutores não atrapalhem a vida da moça, o ideal é que eles se casem. Fernão gosta da ideia pois já alimenta um bom sentimento pela moça. Quando Fernão lhe conta o que pensaram, ele diz que o casamento seria momentâneo e que ela poderia voltar para a França quando quisesse. Cécile fica triste e feliz ao mesmo tempo: triste pois já tinha bons sentimentos por Fernão e feliz por estar casada com o rapaz que acreditava ser seu amor.

Casamento realizado em terras quilombolas com a benção do padre que acompanhou Cécile da Europa para o Brasil, é ai que tudo acontece. Euclides já sabe do ocorrido e pede para seus homens irem atrás de sua (ex) noiva. Seu filho, um jovem advogado, que fez a faculdade na Europa e engravidou uma das escravas porém não qui assumir o filho, está no Brasil. O rapaz não quer saber de nada sério, sempre teve tudo o que quis. Enquanto vivem dias de tranquilidade, os capangas de Euclides descobrem onde Fernão e Cécile estão. Levam Fernão para as terras de Euclides. Cécile se desespera e não mede esforços para ir atrás de seu marido. Mas o que será que acontece com eles? Será que Cécile consegue salvar Fernão?

Fernão consegue se salvar dos homens de Euclides e voltar para Cécile? Será que ela pede ajuda para para Bartolomeu Dias? Será que os escravos amigos de Cécile e Fernão lhe ajudam ou ficam com medo do autoritário Euclides e não aceitam o confronto? Será que o filho de Euclides deixa de ser um filho esnobe e pede uma nova chance e um voto de confiança para Cécile, Fernão e os escravos? Será que a escrava que espera o filho de Henrique (filho de Euclides) aceita o perdão do rapaz?

Perguntas e mais perguntas. A leitura é super gostosa, fácil de entender e apaixonante. Vale a pena.

Marina Carvalho (Foto: Internet)

Para quem quiser conhecer mais sobre a autora, Marina Carvalho, deixo um link de uma entrevista que ela deu há 2 anos - Entrevista Marina Carvalho e uma breve biografia dela da Editora Novas Páginas - Biografia Marina Carvalho. "O amor nos tempos do ouro" foi seu primeiro livro publicado pela Globo Alt e o sexto publicado desde 2013.

Deixo também um link para quem quiser conhecer outras obras da autora, que estão no Blog A Coruja Literária: Os livros de Marina Carvalho.

A página da Marina no face é Marina Carvalho (Facebook). Já no instagram - @marinacarvalhoescritora

Espero que tenham gostado da resenha. Quem já leu, deixe seu comentário falando sobre o que achou do livro.

E não esqueçam de seguir o Blog tem de udo nas redes sociais:
Instagram: @blogtemdetd
Facebook: Tem de Tudo - por Amanda
E-mail: temdetudoblog@yahoo.com.br

Um grande beijo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário