segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Eleanor & Park - Resenha

Oii pessoal, tudo bem?? Espero que sim!!

Como foi a virada de ano de vocês? E a 1ª semana como foi? Espero que tudo tenha sido ótimo!! =)

Vamos para a 1ª resenha de 2018? Eleonor & Park de Rainbow Rowell. Como de costume, deixarei a sinopse do livro e, depois, comento sobre o livro!!! Partiu?!

eleonor & park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Sinopse: Eleonor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de 16 (dezesseis) anos. Park, descendentes de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas da escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e "grande" (ela pensa em si própria como gorda), é filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos do X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Bom, vamos lá. O livro retrata o amor na adolescência, época de descobertas, a principio nada que chame a atenção. Um livro "ok". Os capítulos são curtos, somente um ou outro que é mais "longo"; vai mudando a forma de contar a história entre os pontos de vista de Eleanor e Park. Livro escrito em 1ª pessoa, independente de quem esteja narrando os fatos. Além do romance abordado, há mais temas que foram lincados no livro que, por vezes, podem passar despercebidos: bullying e brincadeiras ("típicos" da faixa etária dos personagens - 16 anos - e que, na época, eles tiravam - ou tentavam - de letra ou não se importar com isso), abuso moral na família de Eleanor, bebida - de forma sutil, pobreza, dificuldade de relacionamento familiar, e, por que não, aceitação da própria imagem na família de alguém (será que me aceitarão? o que pensam a meu respeito?).


Foi um livro que eu vi bastante gente lendo, blogs divulgando. Ao finalizar, pensei ser um livro ok, romance juvenil, relembrando muito a época e conflitos de escola. Mas ao pensar mais sobre ele, continuo com a questão do livro "ok", mas que o final dele foi diferente do que eu imaginava.

Eleanor é uma garota que se acha gorda, fora dos padrões, ruiva, cabelos cacheados e que se veste com roupas largas e totalmente fora dos "padrões" femininos. A típica garota que acham "estranha". Park, descendente de coreano e americano, fica no meio termo entre os grupos dos nerds e valentões. Acha que não se encaixa em nenhum dos dois grupos. Então fica no meio termo e se relaciona bem com todos.

Ao chegar no ônibus, Eleanor sente-se deslocada, chama a atenção e ninguém quer dividir o banco com ela. Quem é o sortudo que se dispõe, primeiramente contra vontade, a dividir o caminho até a escola com ela? Park. De início, eles não se falam, nota-se resistência entre eles. Mas, com o tempo, eles passam a ler os gibis de Park juntos, começa a surgir certo diálogo entre ambos. Park empresta seus gibis e algumas fitas musicais para Eleanor e, quando se dão conta, já surgiu uma amizade.

E, com isso, surge o romance e interesse entre eles. Ela demonstra ser muito misteriosa para ele, não quer se abrir, até mesmo por toda situação familiar que passa e passou (já saiu de casa uma vez, a submissão da mãe em relação ao padastro, a carência dos irmãos, o padastro ser muito abusivo - moralmente, não concordar com a situação familiar e se sentir impotente para fazer algo). Ele quer saber mais sobre ela. Eleanor começa a frequentar a casa de Park. A mãe dele mostra-se, de início, resistente ao relacionamento deles, mas não impede que o namoro aconteça. Porém, aos poucos, começa a gostar da garota.

Eleanor sofre com "brincadeiras" após as aulas de Educação Física, achando que é uma das garotas do ônibus que lidera as situações. Porém, será que Tina (a tal garota) seria mesmo capaz de, com as demais meninas, fazer algo desse tipo? Ou será que é cisma de Eleanor por não ter sido aceita no ônibus? Apesar dos comentários e a situação familiar dela, o amor entre Park e Eleanor engata. Ela sempre muito receosa com a família. Ele querendo saber mais sobre ela.

Eis que uma noite, tudo muda. Algo acontece e Eleanor pede  ajuda para Park. Os outros colegas de ônibus demonstram certa ajuda mas é a Park que ela busca auxílio. Mas o que será que houve? Qual o desfecho dessa história? Será que o amor prevalecerá? Ou Park acha que tudo tem limite, mesmo sendo sua primeira namorada e amor? Hmmm.. Perguntas e mais perguntas que serão sanadas somente lendo rs.

Bom, é isso pessoal. Desculpe se me estendi rs. Espero que tenham curtido. Alguém já leu o livro? O que achou? Qual foi sua expectativa antes e depois de ler? Conte-nos nos comentários. Alguém com o livro na lista literária? Qual sua expectativa com o livro?


Não deixem de seguir o Blog Tem de Tudo nas redes sociais.
Instagram: @blogtemdetd
E-mail: temdetudoblog@yahoo.com.br

Beijos!! Até mais!!! 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário