Olá amores e amoras, tudo bem?! Como foi o Natal de vocês? Espero que tenha sido tudo lindo e maravilhoso.
Hoje vou fazer resenha de dois livros! Um deles estou até pensando em fazer um sorteio no instragram. Estou conversando com o pessoal da editora. Fiquem ligados no instagram do blog (@blogtemdetd).
Os livros de hoje são: Extraordinário, de R. J. Palacio; e do João Francisco, de Mariza Lima Gonçalves.
Eu gostei dos dois livros. O "Extraordinário" eu comprei na Lojas Americanas e o "João Francisco" eu comprei no lançamento em parceria com a Casa da Joanna (já fiz um post sobre um projeto deles: Livre-se) que teve em São Caetano, que eu cheguei a divulgar no instagram do blog. Bom vamos lá.
- João Francisco - Mariza Lima Gonçalves.

Hoje há mais especialistas (acho que por estar dentro de escola, conheço mais pessoas que possam ajudar). Antigamente, talvez até tivesse mas será que os pais tinham conhecimento? Com ajuda de psicólogos, psicopedagogos, aulas de reforço, acompanhamento pedagógico, enfim, o aluno pode se desenvolver mais, saber lidar melhor com essas situações e não ficar desanimados e fazer com que isso atrapalhe seu rendimento escolar. É uma leitura rápida, li em questão de 3, 4 horas; é uma escrita em 1ª pessoa. Acho válido a leitura para todas as pessoas, não somente pais, educadores, alunos e especialistas. Acredito que muitas vezes em qualquer área de atuação / trabalho, podemos encontrar pessoas que tem dificuldade em aprendem algo novo e isso pode atrapalhar o rendimento profissional também e, as vezes, aquele funcionário que pode ser "desinteressado", "preguiçoso", "desligado", "que já foi ensinado várias vezes e parece que não entende", talvez ele tenha alguma dificuldade, algo que atrapalhe a total compreensão. Quem sabe se procurarmos outras formas ou entender o que se passa, isso não ajude a melhorar o desempenho da pessoa e do ambiente profissional. Fica a dica de leitura para todos! Parabéns Mariza e a Casa da Joanna pelo lançamento do livro. Muito delicioso, emocionante e motivador. Me trouxe várias inquietações, questionamentos, me deixou incomodada (pelo lado bom) com pontos na minha profissão e na vida.
- Extraordinário - R. J. Palacio

Auggie nasceu com uma síndrome genética, o que despertar olhares curiosos, piadinhas, que o fez ser maduro para a pouca idade que tem. Ele nunca frequentou uma escola. Recebeu os ensinamentos escolares em casa (o que nos EUA é bem conhecido e chamado de homeschooling). No entanto, os pais de Auggie acreditam que seja um bom momento para que ele frequente um novo ambiente, conheça novas pessoas. A princípio, Auggie não gosta da ideia e fica receoso. Ele tem noção de que poderá e irá sofrer com as possíveis piadinhas e brincadeiras de algumas pessoas. Seus pais visitam a escola onde ele cursará a 5ª série. O diretor teve a ideia em chamar 3 crianças para mostrar a escola ao Auggie e, assim, já enturmá-lo. Porém, ao iniciar as aulas, somente um dos meninos manteve o contato com Auggie. Contudo, na comemoração do Halloween, ele escutou algo que não o agradou e deixou extremamente decepcionado.

Mais um livro que nos permite refletir se fizemos piadinhas sobre a aparência de algum colega em escola e nos faz pensar: será que se fosse comigo, eu gostaria disso? Durante o livro, fiquei com vontade de abraçar e proteger Auggie; com orgulho de como ele encarou seus medos e novos desafios; feliz como novos amigos verdadeiros foram cercando Auggie e deixaram o preconceito de lado; e com vontade de falar poucas e boas para outros personagens que queriam ser os "melhores" por fazer piadinhas (o bullying) e desvalorizar o outro. O autor demonstrou todas essas situações de uma forma clara, com uma linguagem de fácil entendimento. Mostrou que, quando queremos, podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa. Auggie se mostrou um exemplo de superação, amor, doçura, força de vontade, delicadeza, um misto de emoções. Vale super a pena a leitura para refletirmos sobre a vida, sobre nosso olhar com as pessoas em diferentes lugares. Mais uma dica de livro.
Bom, por hoje, resenha pós Natal, deixo as indicações desses dois livros: João Francisco e Extraordinário. Livros que nos fazem perceber que nem tudo é tão fácil quanto parece mas também nem tão difícil que tenhamos que desistir do que queremos e acreditamos. Atualmente estou lendo "Eu estive aqui" - Gayle Forman.
Não esqueçam de curtir e acompanhar o Blog Tem de Tudo no facebook e no instragram, ok?! Espero vocês lá.
Instagram: @blogtemdetd
Facebook: Tem de Tudo - por Amanda
E-mail: temdetudoblog@yahoo.com.br - sugestões, ideias, parcerias, indicações, entrem em contato por e-mail ou direct no insta.
Um grande beijo. Deixo já meus votos de um lindo Ano Novo para todos, que 2017 seja um ano maravilhoso para todos nós! ;)
Super beijos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário